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Cálcio e seus benefícios

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Você sabia que apenas 10% da população brasileira ingere a quantidade diária de cálcio recomendada? Essa quantidade ideal é de 1000mg por dia, o equivalente a três copos de leite integral mais uma porção de queijo amarelo.

cálcio é um mineral essencial para a construção e manutenção dos ossos e dos dentes, além de ser muito importante para a contração muscular e transmissão dos impulsos nervosos.

Por ser muito utilizado pelo organismo, é essencial que o cálcio seja ingerido em quantidades adequadas, especialmente durante a infância, pois é nesta fase da vida que se formam os ossos e os dentes, que no futuro poderão funcionar como uma reserva de cálcio em casos de deficiência.

O nosso corpo não consegue fabricar cálcio, por isso todo ele vem da alimentação (ou de suplementos).

Se faltar cálcio nas células ou no sangue o organismo vai buscá-lo ao armazém: o esqueleto.

O cálcio pode ser encontrado em alimentos como leite, iogurte, queijos e outros derivados, assim como em sardinha em lata, castanhas-do-pará, amêndoas, amendoim e tofu, e hoje os suplementos oferecem de forma fácil e controlada o consumo diário ideal.

Deficiência de Cálcio

Os principais sinais e sintomas da deficiência deste mineral são dentes frágeis, unhas fracas e quebradiças, queda de cabelo, pele seca com descamação e rachadura, cãibra, taquicardia, formigamento, contrações musculares contínuas, convulsões, diminuição da memória, insônia, irritabilidade e agitação.

Benefícios de Cálcio

O cálcio está envolvido no metabolismo de todas as células do corpo, desempenhando funções como:

  1. Fortalecer e dar estrutura a osso e dentes;
  2. Participar da coagulação sanguínea;
  3. Transmitir impulsos nervosos;
  4. Permitir a contração muscular;
  5. Manter o equilíbrio do pH sanguíneo;

Por ser muito utilizado no organismo, a baixa ingestão de cálcio pode causar deficiência desse mineral, que passa a ser retirado dos ossos para desempenhar suas outras funções no corpo. Quando este quadro se prolonga por muito tempo, podem surgir problemas como osteopenia e osteoporose, que são o enfraquecimento dos ossos.

Absorção do Cálcio

Para que o cálcio seja absorvido de forma eficiente é importante que seja ingerido sem alimentos que contenham cafeína, ferro, que está presente principalmente em carnes, e fitatos e oxalatos, presentes em vegetais como o feijão e o espinafre.

Outro fator essencial para a absorção do cálcio é a presença da Vitamina D, que estimula o intestino a absorver o cálcio ingerido e aumenta a fixação de cálcio nos ossos. No entanto, além do leite, poucos alimentos são ricos em Vitamina D, que é produzida principalmente quando a pele é exposta ao sol sem uso de protetor solar.

Além da alimentação, a atividade física, especialmente aquelas que envolvem impacto, como corridas ou caminhadas, também aumentam a eficácia da absorção do cálcio e estimulam o seu acúmulo na massa óssea.

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