fundo parallax

A importância dos suplementos alimentares para todas as idades

Os principais benefícios da suplementação
24 de abril de 2020

Manter uma alimentação balanceada com a correria do dia a dia não é nada fácil. Com o passar dos anos, os hábitos alimentares dos brasileiros mudaram. Se antes a nossa alimentação era repleta de produtos naturais, hoje consumimos alimentos industrializados e pobres em nutrientes. Por isso, os suplementos alimentares são essenciais para manter a saúde em dia.

O que são suplementos alimentares?

São substâncias, normalmente vitaminas, minerais e aminoácidos, utilizadas para suprir carências nutricionais ou aumentar a ingestão diária de determinado nutriente.

Além disso, os suplementos podem servir como forma de prevenção de doenças, especialmente entre pessoas que se encontram na terceira idade ou que possuem restrições alimentares. São também utilizados por quem já possui determinadas enfermidades.

Entre as categorias mais comuns, podemos citar:

  • multivitamínicos (ou polivitamínicos);
  • antioxidantes proteicos;
  • hipercalóricos;
  • termogênicos.

Quem pode utilizá-los?

Os suplementos podem (e devem) ser utilizados por todos aqueles que se preocupam com a saúde e buscam melhorar a qualidade de vida. Existem diversas categorias que suprem necessidades diferentes.

No caso dos atletas, eles são usados para aumentar o rendimento e potencializar os resultados dos treinos. Já as pessoas com restrições alimentares, seja pela rotina corrida ou por terem doenças que inviabilizam a absorção correta de nutrientes, podem precisar de suplementação de substâncias como a vitamina B12.

No entanto, pessoas saudáveis de qualquer faixa etária, incluindo crianças e idosos, também se beneficiam do uso dos suplementos alimentares. O uso de complementos que contêm cálcio ou vitamina D pode, por exemplo, prevenir ou retardar o surgimento de problemas ósseos como a osteoporose.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar
Posso te ajudar?
Bem-vindo, como posso te ajudar?